A fisioterapia em oncologia vai muito além da reabilitação dos estágios avançados. Quanto mais precoce iniciar o tratamento, menos sequelas e disfunções teremos decorrente da doença e dos tratamentos. O objetivo é prevenir antes mesmo de reabilitar. Quanto mais atuamos na prevenção, menos atuaremos na reabilitação.
Além dos recursos técnicos para cada uma das disfunções, o exercício é o melhor aliado no tratamento oncológico pois minimiza as complicações e mantém o paciente ativo e independente durante todo o tratamento, preservando a funcionalidade.
Nossa atuação: Pré-habilitação de cirurgias oncológicas: Mama, cabeça e pescoço, tumores ósseos, partes moles e tóraco-abdominais (preparação muscular e respiratória para cirurgias oncológicas para minimizar os riscos pós cirúrgicos). Pós operatório de cirurgias oncológicas: fibroses, aderências, retrações, seromas, linfedemas, síndrome da rede linfática, diminuição da amplitude de movimento das articulações, prevenção de TVP (trombose, muito comum nos tratamentos oncológicos). Disfunções decorrentes da quimioterapia e radioterapia: radiodermite (queimadura na pele decorrente da radioterapia), mucosite, fadiga oncológica (cansaço decorrente da quimioterapia), neuropatia periférica induzida pela quimio (alteração nos nervos periféricos que causam dor, dormência, alteração de sensibilidade nos pés e mãos), fraqueza muscular, trismo, alterações cardiovasculares decorrentes do tratamento antineoplásico (cardio-oncologia) Alterações respiratórias.
Rehabionco © 2024
Desenvolvido por Findcom.